Thursday, August 12, 2010

I've got my Visa!


Hey again everybody, difficult to keep writing in english as I first thought, first of all because only friends can read in english, all my family won't read it and well, nobody reads it anyway, if anyone here need any information in english just ask me and I'll try to answer and provide it, today I'm writing to tell everybody that I got my visa and  I have just received it, I'm ready to fly. 37 days in my countdown! \o/
My graduation ceremony, mass, graduation ball and everything is gone, all wonderful! I'm free now, only have to present my monograph (I dont waaaaaaaaant) then buy and pack things only :D

My second J1 american visa.

Bom, agora em português eis meu visto americano, devidamente recebido =D
É importante para as marinheiras de primeira viagem que se informem sobre o visto sobre o processo e sobre algumas curiosidades, mas digo logo que NÃO É NENHUM BICHO DE SETE CABEÇAS! 
Primeiramente é preciso cuidado, sim, cuidado na hora de preencher os formulários, na hora de colocar todos os dados corretamente no papel, porque uma falha pode comprometer todo o seu trabalho. Essa foi minha segunda vez no consulado, anteriormente fui aplicar pra o J1 pra fazer o Work Experience, mas o Au Pair é bem mais tranks, você não precisa comprovar muita renda nem nada e tem todo o aparato a apoio da APIA. Bom, para dar entrada no seu visto primeiro de tudo você precisa agendar (depois de fechar com a família, normalmente) e paga uma taxa (agora foi R$38,00). Depois do agendamento (feito pelo site) você paga a taxa do Citibank (em reais custou R$258,00) até dois dia antes da sua entrevista se não me engano.
Chegando o dia,  consulado marca horários e funciona da seguinte forma: as pessoas do horário das 7, por mais que tenham chegado depois do pessoal das 8 furam a fila, passam na frente e ficam no último lugar da "sessão das 7:00hs" (não sei caso a pessoa chegue muuito atrasada e todos das 7 já tiverem entrado) de forma que é bom chegar cedo, mas não adianta chegar horas antes. Da primeira vez que fui marquei às 11:00  (uma bosta) e no fim das contas passei CINCO HORAS no consulado, entre outros problemas. Sugiro que façam o que fiz nessa vez, marquei às 8:00 e cheguei perto disso, fiquei na frente de quem era às 9:00 e já tinha chegado :D, não demorou muito, menos de três horas, e sim, você espera um tempinho. Primeiro então você vai até a recepção quando chega sua vez, entrega seu DS-160 com o código de barras e sua foto entra, passa pelo detector de metais e sua bolsa pelo raio-x, nessa hora já tenha seu celular desligado. Na espera lá dentro você é chamado pela primeira vez para uma triagem, deixa seu celular e demais eletrônicos num guarda-volumes e entra pra entregar seus documentos (DS 2019, passaporte, ficha da vez, etc.) volta para a espera do lado de fora até chegar o número da sua senha [...] Quando você entra você fica lá esperando chamarem sua senha nos painéis primeiro pra tirar suas digitais em um box, volta e espera. A chamada é aleatória, vão chamando as senhas para a entrevista.
Chegando sua vez você se encaminha para o box indicado (tem que ficar de olho pra saber qual é o seu porque ele some rápido) você não fala cara a cara com o cônsul, tem um vidro blindado e geralmente eles falam por microfone, o que pode dificultar o entendimento algumas vezes, não fique com vergonha, pergunte de novo se não entender. No meu caso eles não perguntaram muito, nenhuma das vezes, também não tive que comprovar nada nem mostrar nada. Enfim,dessa vez ele começou a me entrevistar em português, perguntou besteiras, se eu já tinha estado nos EUA, onde eu tinha ficado e o motivo (tudo em tom de conversa, não se entrevista) daí já respondi o nome do programa em inglês, ele então começou a falar em inglês comigo, perguntou quem estava pagando pelo programa (eu disse eu e minha mãe, já que só estava com os documentos dela) e ele perguntou apenas o que ela fazia, e brincou dizendo "ah, vai tomar conta de algumas crianças lá, né?" eu sorri e disse: "yeah, two.", ele foi no guichê do lado fazer algo, voltou e me disse: "your visa was approved, go to the sedex kiosk to bla bla bla",eu disse thank you e ele welcome :)
Daí  você preenche o envelope do sedex (vendido lá e nos correios) com seu endereço e o passaporte com o visto e documentos deixados lá chega na sua casa dentro de cinco dias úteis. Simples assim!
Não precisa ir uma princesa com cabelo escovado, roupa social e bla bla bla, não precisa parecer rica nem nada, eu sugiro que seja o mais transparente possível, não vale ir de rasteirinha e short né, mas não precisa de tudo isso, (eu mesma fui de calça jeans meio surrada, tênis meio sujinho e blusa branca) o que conta é o seu inglês e a sua segurança na hora da entrevista. Não tem bronca, força na peruca e inglês na ponta da língua, o visto é seu!

Beijocas

C.